O que é Dieta Cetogênica? Conheça a dieta que pode mudar a sua vida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quer saber o que é Dieta Cetogênica?

Nós da Equipe MagraTerapia preparamos um post incrível para você aprender rapidinho, tudo sobre a dieta do momento!

Você está cansada de fazer dietas e mais dietas e não alcançar nenhum resultado? Ou alcançar algum resultado, mas logo depois voltar ao peso inicial ou até maior que o de antes?

Vive pensando que fazer dieta é muito difícil e que para obter sucesso vai precisar cortar alimentos saborosos e gostosos?

Nós viemos para te ajudar!

Primeiro vamos entender que, nem sempre uma dieta te obriga a consumir alimentos sem graça, a passar fome e a se sentir infeliz com a alimentação.

Logo já começamos com uma das principais qualidades da Dieta Cetogênica, alimentos!

Mas, tem muito mais, continue lendo!

O que é Dieta Cetogênica?

Nós sabemos que os carboidratos são utilizados como principais fontes de energia para o nosso corpo.

Mas você sabia que o corpo é capaz de obter energia através de outras fontes que não são os carboidratos?

Isso é possível através de fontes muito mais saudáveis e gostosas!

A gordura!

Isso mesmo, o princípio da dieta Cetogênica, assim como da dieta Low Carb, é utilizar a gordura como principal fonte de energia para o nosso corpo, e para o emagrecimento!

Mas a gordura não faz mal?

A ideia de que a gordura faz mal é plantada desde sempre em nossa vida não é mesmo?

É comum associarmos a palavra gordura a frituras, alimentos processados e mergulhados em óleo que prejudicam a nossa saúde.

Mas, não é baseado nesses alimentos gordurosos que a cetogênica trata.

Existem três tipos de gorduras das quais podemos nos alimentar:

  • Trans
  • Saturada
  • Insaturada

As trans e as saturadas são as menos recomendadas por serem extremamente prejudiciais ao nosso organismo e favorecerem o aparecimento de diversas condições de saúde.

Já a gordura insaturada, conhecidas como gorduras do bem, são as mais indicadas e benéficas ao organismo.

A gordura insaturada pode ajudar no processo de emagrecimento e deve ser consumida diariamente.

Como Funciona a Dieta Cetogênica?

Esse programa alimentar foi criado em 1920, nos Estados Unidos.

O grande objetivo era tratar crianças com epilepsia refratária, já que a dieta Cetogênica pode inibir a ocorrência de convulsões.

Mas, os médicos descobriram que a Dieta Cetogênica proporciona um rápido emagrecimento e aumenta a massa magra logo, a dieta se popularizou e pessoas de todo o mundo aderiram.

Conhecida pelo consumo de gorduras insaturadas e de proteínas, a Dieta Cetogênica é caracterizada pela restrição de carboidratos.

Ela faz com que o seu corpo entre em estado de cetose, ou seja, como nós citamos lá em cima, utilize a gordura como principal fonte de energia do corpo.

É isso mesmo!

Para aderir a Dieta Cetogênica você precisará cortar os carboidratos da sua dieta.

Alimentos Proibidos na Dieta Cetogênica

  • Massas em Geral

Isso mesmo!

Pães, bolos, pizza, macarrão, enfim, tudo o que contenha farinha branca como trigo, deve ser evitado.

  • Arroz e Tubérculos

Rico em carboidratos, o arroz e a batata por exemplo, são um dos vilões da dieta e muitas vezes passam despercebidos.

  • Doces e Refrigerantes

Os doces, além de conter altos índices de açúcar propriamente dito, também são compostos por uma enorme quantidade de carboidratos, vindos da somatória de todos seus ingredientes.

Portanto, se o objetivo é fazer a dieta Cetogênica, o ideal é reduzir o consumo.

Aqui vale um alerta para os docinhos low carb, ou todos aqueles vendidos em lojas de produtos naturais. Muito cuidado!

Muitas vezes a quantidade de adoçantes ou de outras substâncias calóricas presentes nesses docinhos, faz deles tão perigosos quanto outro qualquer.

  • Frutas

Algumas frutas possuem grande quantidade de frutose, que nada mais é açúcar. Logo, devemos cortá-las da nossa alimentação.

De modo geral, as frutas amarelas são as que mais contem carboidratos, já as frutas vermelhas, podem ser consumidas com mais flexibilidade.

Mas, não custa conferir a tabela nutricional de cada uma certo?

Chega a ser um pouco desesperador pensar em tudo o que não pode na dieta cetogenica nap é mesmo?

Fique tranquila, preparamos uma listinha de alimentos permitidos na Dieta Cetogênica!

Alimentos Permitidos na Dieta Cetogênica

  • Proteínas

Carne vermelha, carne branca, bacon, ovos, frutos do mar… tudo isso está liberado.

Só é necessária atenção no preparo, mas isso explicaremos mais a frente.

  • Oleaginosas

Sabe aqueles nuts super práticos e gostosos que podem ser levados a qualquer lugar?

Estão liberados! São eles a macadâmia, castanha de caju, nozes, avelãs, amendoim e amêndoas

Mas lembre-se, nada coberto de açúcar.

  • Vegetais

Presentes em toda a dieta, os vegetais como alface, couve, espinafre, acelga, couve-flor, brócolis, repolho, pepino, rabanete e cebolinha estão liberados.

  • Leite e Derivados

Na dieta Cetogênica também estão liberados os queijos parmesão, suíço, coalho, cheddar, muçarela, cottage, além de cream cheese, requeijão, iogurtes, manteiga e creme de leite.

Aqui vale outro alerta!

Se você é intolerante ou alérgico a leite e derivados, ou se não é, mas não se sente muito bem quando os consome, corte-os da alimentação.

  • Óleos

Os óleos que são liberados e que podem ser utilizados no preparo das refeições são azeite, óleo de coco e banha de porco.

Além disso, a manteiga também pode ser utilizada nos preparos.

  • Frutas Vermelhas

Se tomar cuidado com as quantidades, as frutas como morango, mirtilo, framboesa, cranberries, amoras, cerejas e abacate estão liberadas.

Como Emagrecer com a Dieta Cetogênica?

Ao cortar os carboidratos, o organismo irá precisar de uma substituição para fornecer energia ao corpo.

A substituição do carboidrato pela gordura, irá exigir que o corpo trabalhe mais, acelere o metabolismo, o gasto calórico e a taxa metabólica basal.

O resultado disso é a perda de peso, tão almejada por quem começa essa dieta.

Além da dieta propriamente dita, você ainda quer algumas dicas?

Então confira nossas 10 dicas para não perder o foco na dieta!

10 dicas para se manter focado na dieta

1- Mude seus Pensamentos

Não adianta você ficar pensando que não vai conseguir, que quer comer várias porcarias e que não precisa praticar atividades físicas.

Para manter o foco, você precisa começar a pensar diferente em relação a sua alimentação, aos exercícios físicos e aos seus planos.

Mude a sua forma de pensar e veja os resultados aparecerem!

Conheça os 4 fatores que tem impedem de emagrecer.

2- Defina e Cumpra as suas Metas

Você pode utilizar um caderninho e anotar as suas metas, por exemplo: “Vou emagrecer dois quilos em quatro semanas”.

Crie pequenas metas e não exagere, porque se você não alcança-las, você pode se frustrar e acabar desistindo de tudo, então seja coerente!

3- Não Invente Desculpas

Você já deve ter falado ou ouvido alguém falar coisas como:

  • É só hoje!
  • Final de semana pode!
  • Vou começar a dieta na segunda-feira, prometo!
  • Um pedacinho não faz mal a ninguém!
  • Amanhã eu treino dobrado!

Olha, aqui vai um grande conselho de experts quando o assunto é emagrecimento: não minta para você mesma!

Essa atitude pode fazer com que você perca totalmente o foco na sua dieta, e inconscientemente, não entenda o porquê da dieta não estar funcionando com você, gerando uma frustração enorme.

4- Não dê Ouvidos aos Sabotadores de Dieta

“Vamos beber uma cervejinha e comer alguns petiscos. É só hoje, não vai te prejudicar!”

“você não está gorda” (mesmo quando você tem plena consciência de que está acima do peso)

Seja um barzinho, um aniversário ou um casamento, você não precisa deixar de ir.

Apenas não se entregue às gostosuras que podem causar interferências na sua dieta.

Estudos revelam que a somente a sensação de não ingerir um alimento calórico, libera hormônios ligado ao prazer e melhora a autoconfiança.

5- Se Alimente bem Antes de Sair de Casa

Você está indo trabalhar ou se exercitar?

Então trate de se alimentar!

Se você não estiver alimentado e com a carga energética completa, você pode não ter um bom rendimento durante a atividade e sentir fome quando estiver desprevenida, e isso é muito perigoso para quem está de dieta.

6- Cuidado ao Escolher o Restaurante

Imprevistos podem acontecer e, vai que você precisa parar em algum restaurante para almoçar.

Nesse caso, fique alerta! Você pode se alimentar muito bem, mesmo em um restaurante.

Continue fazendo a sua dieta e controle as suas vontades.

7- Aposte em Outras Técnicas

Você conhece o Jejum Intermitente?

Já falamos dela por aqui no nosso artigo sobre Como fazer Jejum Intermitente!

Os resultados são impressionantes e vão potencializar o seu emagrecimento.

Outra sugestão é aliar a Dieta Detox para emagrecer, com a Dieta Cetogênica!

Agora, se seu objetivo é perder peso rápido urgente, temos um post exclusivo para você.

8- Exercite-se

A dieta corresponde a cerca de 80% do sucesso do emagrecimento e da perda de peso, e os outros 20% vem dos exercícios.

Portanto, encontre uma atividade que lhe agrade e pratique, nem que seja por alguns minutos diários.

9- Organize a Rotina

Coloque o despertador para tocar, organize as suas roupas para o dia seguinte, faça as refeições sempre nos mesmos horários, durma cedo, carregue os seus lanchinhos e deixe a casa organizada.

Isso tudo fará com que a ansiedade de um novo dia diminua e, caso haja algum imprevisto, você estará praticamente preparada.

Respire, pense no que vai fazer e não busque refúgio nos alimentos.

10- Relaxe

Não é porque você está de dieta, que precisa estar sempre alerta, preocupada e neurótica com seu corpo e sua alimentação.

Faz parte da dieta e tem um impacto muito grande nos seus resultados se sentir bem consigo mesma.

Por isso, escolha um momento e relaxe.

Seja com exercícios, com meditação, com livros, ou apenas observando o céu, o importante é descansar não só o corpo, mais também a mente.

E aí, o que achou das dicas?

Se você gostou, se prepare, pois, guardamos a melhor para o final!

Você já ouviu falar no programa Código Emagrecer de Vez?

Ele engloba tudo o que falamos aqui e mais um pouco! Aliando as melhores técnicas e estratégias de emagrecimento para ajudar você a atingir seus objetivos!

Quer saber mais sobre o programa mais famoso do Brasil?

Nós testamos e preparamos um post incrível e revelador, clique aqui e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidos: