Como fazer Jejum Intermitente – Aprenda e perca peso muito rápido!

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Leia nosso post e aprenda como fazer jejum intermitente corretamente, perca muito peso! Confira nossa dica especial no final deste artigo!

Você já percebeu que vira e mexe o assunto aqui no MagraTerapia é perda de peso não?

Isso porque o excesso de peso está intimamente ligado a baixíssima qualidade de vida e intercorrências na saúde.

E por outro lado, um peso adequado, e um corpo saudável, estão intimamente ligados ao bem-estar e a saúde.

Hoje em dia temos milhares de opções para quem quer emagrecer, técnicas de como perder peso rápido, emagrecer com saúde, dietas restritivas ou mais equilibradas.

Não vamos ser severos, todas as dietas podem trazer certos benefícios quando o assunto é perda de peso, isso nós já testamos e comprovamos!

O mais importante é escolher uma dieta que traga mais benefícios do que malefícios, ou de preferência, nenhum malefício.

Estudando as opções disponíveis para tratar do emagrecimento, nos deparamos com algumas dietas que estão em alta, como a low carb, a dieta cetogênica, e agora a estratégia de como emagrecer com a dieta detox e como fazer jejum intermitente para emagrecimento. 1

Quer saber como fazer Jejum intermitente? Vamos lá!

O que é o Jejum Intermitente?

O método bastante antigo que vem ganhando mais visibilidade com o passar do tempo, promete uma eficiência superior a qualquer outro já conhecido e estudado quando o assunto é perda de peso, e promete ainda trazer inúmeros benefícios para a saúde. 2

Como ficar em jejum pode me ajudar a emagrecer?

Jejum Intermitente Funciona?

Somos moldados a antigas premissas sobre a dieta e a alimentação, que acabam por interferir na maneira como pensamos e agimos no nosso dia a dia.

Com certeza você já ouviu as seguintes frases, e provavelmente acredita nelas:

  • O ideal é comer de três em três horas para ativar e acelerar o metabolismo
  • É necessário comer um lanche mais calórico pelo menos 1h30min antes de treinar ou praticar qualquer atividade física para evitar a fraqueza
  • O café da manhã é a refeição mais importante do seu dia
  • Frutas são alimentos naturais e ajudam a emagrecer

E você sabia que tudo isso não passa de MITO

Vamos explicar porque e como o jejum intermitente entra nessa história.

 O jejum intermitente é uma prática tradicional entre muitos povos antigos que, ao longo do tempo, acabou se perdendo, por motivos econômicos, de perfil da população que deixou de procurar comida e passou a compra-la, e do desenvolvimento na indústria alimentícia.

Mas agora ele está de volta com todos os seus benefícios.

Diferente da técnica que explica como acelerar o metabolismo utilizando o poder da mente e a hipnose para emagrecer, o jejum intermitente foi sim, criado, com algumas bases religiosas, relacionadas ao sacrifício feito prol de alguma graça alcançada.

Mas, com o passar do tempo, foi se observando que esta prática vai muito além de sacrifícios religiosos e gera muitos benefícios à saúde de todos que aderem.3

Diversos estudos vêm sendo realizados abordando o tema do jejum intermitente e seus benefícios, associados a tratamentos e até mesmo a cura de algumas doenças. 4

Benefícios do Jejum Intermitente

  • Funções cognitivas: deixa a mente mais alerta, mais foco e dá mais energia e disposição
  • Diminui os níveis de insulina: altos índices de insulina estão ligados a doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas.
  • Eleva os níveis do GH: o GH, hormônio do crescimento, é potencializado, elevando sua concentração a um nível muito eficaz durante o jejum
  • Melhora a reparação celular: estimula a renovação celular e elimina os resíduos corporais, tendo efeito preventivo sobre o câncer.
  • Promove emagrecimento rápido e eficaz que outros métodos 5

Como fazer Jejum Intermitente?

Primeiramente temos que definir um objetivo para aderir ao jejum intermitente

  • Hábitos mais saudáveis que serão levados para o resto da vida.

Ou

  • Emagrecimento rápido e eficaz, realizado durante um período. Aliás, esta é uma ótima estratégia para quem precisa descobrir como combater a obesidade!

Depois de definir um objetivo claro, vamos ás estratégias de ação

Passo a Passo para fazer o Jejum Intermitente

São realizadas refeições planejadas ao longo de um período de tempo, seguido de um período de jejum, onde não se deve ingerir nenhum alimento sólido.

Alguns líquidos são liberados e mais pra frente falaremos deles.

A estratégia para montar o cardápio nos momentos em que o alimento é liberado, garante a absorção de todos os nutrientes essenciais para o corpo, redução da gordura corporal e aumento da massa muscular.

As estratégias mais comuns a serem seguidas, quando se trata de jejum intermitente, são as de 16 horas e de 24 horas.

Isso não significa que após o período de jejum você pode comer o que quiser.

Alias, é ai que mora o perigo.

Todos os alimentos a serem ingeridos, devem seguir uma regra de promoverem a saúde e nutrição do corpo, evitando acúmulo de gordura, efeito rebote ou até mesmo mal estar durante a realização.

Escolher corretamente e planejar o que comer, potencializa a perda de peso e os benefícios à saúde.

Como são as refeições no Jejum Intermitente?

No período de alimentação opte por:

– Refeições saudáveis

Pense que após um longo período em jejum, seu corpo está preparado para absorver tudo àquilo que precisa, por isso, esqueça alimentos muito gordurosos e calóricos, como frituras, doces, refrigerantes e carboidratos simples, e aposte em alimentos ricos em proteínas, carboidratos saudáveis, fibras, vegetais e algumas frutas.

– Restrinja certos alimentos

A regra continua, os alimentos processados e industrializados devem estar fora dos nossos hábitos alimentares, e isso, não só durante a dieta X ou Y, mas sim, para sempre.

Estudos revelam que alimentos processados estão intimamente ligados a diversas doenças como câncer, obesidade e depressão.

Se, vem numa embalagem colorida e atraente, não coma!

O que pode comer no Jejum Intermitente

como fazer jejum intermitente

Bebidas permitidas no jejum intermitente

Água, sucos, cafés e chás.

É muito importante manter a hidratação em dia para evitar qualquer mal estar durante o jejum, além disso, sabemos que a água exerce importante papel na perda de peso.

Se optar pelo chá, café ou sucos, não utilize açúcar e nem adoçante.

E lá vai uma dica de ouro!

Bebidas quentes “enganam” o corpo simulando uma refeição, portanto aposte nelas nos momentos de maior fome.

Abacate

Rico em gordura saudável capaz de gerar mais saciedade que outros alimentos. 

Peixes

Rico em proteínas e gorduras boas, também ajuda na saciedade e oferece muitos nutrientes ao organismo.

Batata-doce

Rica em carboidratos saudáveis e fibras, ajuda na saciedade e ainda dá aquela energia por conta de seus carboidratos.

Vegetais

São alimentos ricos em fibras, que geram bastante saciedade e ainda colaboram para o bom funcionamento do intestino. Alguns exemplos são o brócolis e a couve-flor.

Ovos

Ricos em proteínas e potencializador do ganho de massa muscular

Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas – práticas e rápidas, podemos levar a qualquer lugar sem preocupações, e ainda ajudam no momento em que a fome aperta. São ótimas fontes de gordura boa.

Grãos integrais

Fontes de carboidratos saudáveis e fibras, mas cuidado com o excesso. Algumas pessoas apresentam certa reação aos grãos, como gases e inchaço abdominal.

Iogurte Natural – não adoçado

Estes são alimentos estratégicos que auxiliam na saúde da flora intestinal e ainda fortalecem o sistema imunológico por conta da presença de probióticos.

Frutas Vermelhas

São frutas ricas em flavonoides que potencializam o emagrecimento, evitam o acumulo de gordura, e ainda são fontes de vitamina C.

Alimentos termogênicos

Não custa nada uma ajudinha extra não é mesmo? Durante a fase de adaptação ao jejum, podemos experimentar certos momentos de cansaço excessivo e letargia, isso porque tiramos aquela fonte de energia constante de nosso corpo.

Para acabar com esses sintomas aposte em gengibre, canela, hibisco, tudo isso adicionado a um chá que vai te deixar mais animado e ajudar a queimar gordurinhas extras.

Dicas para fazer o Jejum Intermitente

Para quem iniciou o jejum e passou a sentir algum desconforto abdominal ou intestinal, e não gosta muito do iogurte, uma bela dica é o uso de probióticos comprados na farmácia.

São vendidos em saches e basta misturá-los a água.

Não tem sabor nenhum e ainda fazem um bem enorme pra saúde. 6

Passo a Passo para fazer o Jejum Intermitente

1- Jejum Intermitente 16 por 8 ou Protocolo de Leangains

Vamos começar pelo mais famoso!

Este é o método mais indicado para se manter focado e organizado.

Neste caso o jejum é mantido de 14 a 16 horas, seguido de um período de alimentação liberada de 8 a 10 horas.

Dica: comece a contar o jejum no horário do jantar, logo você irá dormir e facilmente se passarão pelo menos 8 horas de jejum (para quem tem a sorte de dormir tudo isso), siga em jejum e pule o café da manhã, logo você poderá almoçar quando completar as 14 ou as 16 horas em jejum.

Resumindo: faça sua última refeição, fique sem comer por 14 ou 16horas, e nas próximas 8 horas se alimente normalmente. Repita o ciclo!

2- Controle de Refeição

Este pode ser o mais adaptável e bastante eficiente para quem tem a rotina apertada.

Aqui escolhemos uma refeição no nosso dia para pular e manter o jejum.

Dica: tome o café da manhã, pule o almoço e permaneça em jejum até o jantar, e então jante!

3- 5 por 2

Trata-se da alimentação normal durante 5 dias na semana, seguida de 2 dias com restrição de ingerir no máximo 500 calorias.

As 500 calorias podem ser divididas para que você não passe tanta fome.

EX: 250 calorias no almoço e 250 calorias no jantar, por dois dias. Após os dois dias volte a comer normalmente, e repita o ciclo!

4- Dias Alternados

O nome já diz tudo!

Se alimente normalmente hoje e faça jejum amanhã, e o ciclo alterna os dias da semana em jejum ou alimentação.

5- Coma – pare – coma

Prepare-se!

Neste protocolo são estipulados 2 dias na semana para permanecer em completo jejum por 24 horas.

Dica: jante no domingo a noite (as 21h, por exemplo) e se alimente de novo somente na janta (as 21h de novo) de segunda-feira.

6- Dieta do guerreiro

Outro protocolo bastante interessante do jejum intermitente.

Aqui a orientação é jejum de 20 horas todos os dias, e a noite, 4 horas de grandes refeições.

Outra orientação para que esse protocolo funcione é a prática de atividade física, ainda em jejum.

Como este é um protocolo mais severo, alguns alimentos naturais são permitidos em mínimas quantidades durante o jejum, como vegetais crus, sucos naturais e pequenas porções de proteína.

Alertas para o Jejum Intermitente

Estamos falando de uma pratica milenar que é comprovadamente benéfica à saúde.

Porém, por se tratar de estratégias que nem sempre estamos acostumados, precisamos redobrar a atenção.

Algumas pessoas relatam sintomas e efeitos colaterais, além disso, existe um grupo de pessoas as quais o jejum intermitente é desaconselhado.

Se você pratica atividades físicas fique atento aos efeitos colaterais que o jejum pode trazer.

Efeitos Colaterais do Jejum Intermitente

  • Cansaço, fadiga e letargia
  • Mau hálito
  • Fraqueza muscular
  • Dificuldade de concentração
  • Dor de cabeça
  • Ansiedade e irritação
  • Síndrome do intestino permeável
  • Excitação e agitação noturna

Quando não realizado de forma correta o jejum pode ocasionar ainda desnutrição, desidratação, hipoglicemia e até desmaios. Por isso leia muito antes de aderir ao método. 7

Contra Indicação do Jejum Intermitente

  • Gestantes ou lactante
  • Portadores de doenças crônicas
  • Qualquer quadro em que a saúde esteja debilitada
  • Crianças
  • Diabéticos
  • Hipertensos ou hipotensos

E guardamos o melhor para o final!

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